Mercedes-Benz CLC 200 Kompressor 2011



O Mercedes CLC é montado desde janeiro de 2008 na fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O processo de produção do CLC utiliza o esquema CKD (completely knocked down). Resumindo, suas peças são fabricadas e importadas da Europa, e apenas a montagem do modelo é feita no Brasil, sem a utilização de componentes locais.

Com sua proposta mais despojada e esportiva (é quase um 2+2, ou seja, leva duas pessoas na frente e mais duas, apertadas, atrás). O Mercedes CLC tenta atrair compradores mais jovens, que nos portfólios das marcas premium só tinham como opções o Audi A3 e o BMW Série 1 (com preços iniciais entre R$ 129.500 e R$ 132.000, respectivamente). O novo modelo da marca da estrela de três pontas substitui o bem-sucedido Classe C Sports Coupé, fabricado até 2005.

Da fábrica mineira saem diariamente 94 unidades do CLC com cinco opções de motorização e uma paleta de cores que inclui vermelho vivo, branco, azul, vinho, preto, cinza e prata. Os CLC produzidos no Brasil são distribuídos para 30 países. Por ora, apenas a versão 200 Kompressor do CLC está disponível para o mercado interno. Esta versão vem com o motor 1.8 a gasolina capaz de entregar 184 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque já a partir de 2.500 rpm.

Um de seus principais atrativos é o generoso espaço do porta malas, que pode um volume variável de até 1.100 litros de bagagem. E por falar na parte traseira, esta chama a atenção pelas luzes Led que formam o brake light, bem como o seu novo pára-choque que realça a largura da carroceria.

Dentro da cabine, o interior apresenta muito conforto, que é proporcionado pelos bancos esportivos mais envolventes, volante multifuncional de três raios e acabamento interno com elementos de alumínio escovado. O estofamento dos bancos possui opções de acabamento em preto, cinza alpaca ou uma combinação de preto e vermelho, conferindo um padrão exclusivo e personalizado.

Um abraço, Fernando A. De Gennaro.


Fotos: Fernando A. De Gennaro