Mercedes-Benz 280SE 1981

.

A Mercedes Benz, modelo W126 (S Klass) foi apresentado ao público em setembro de 1979 durante o Salão do automóvel de Frankfurt, substituindo a carroceria W 116.

Considerado até hoje, um clássico, este novo modelo oferecia na época um elevado nível de segurança e conforto, privilegiando a sobriedade e evitando a ostentação.

A nomenclatura das versões era identificada pela capacidade do motor, seguido pela letra S, indicando ser uma “Classe S”. A versão com injeção recebia a sigla E, e a letra L indicava o carro com os chassis longo. Já a letra C indicava a versão coupe 2 portas sem colunas. (Alguns: modelos: 280S – 280SE – 380SE – 500SEC – 560SEL)

O W126 tinha uma grande variedade de motorização disponível, começando pelo 2.6 com 156 CV, passando pelo 2.8 com 6 cilindros em linha e duplo comando que rendia 156 CV carburado, ou o injetado de 185 CV. Esta motorização foi eleita a mais robusta já produzida pela Mercedes Benz, que levava os 1.560 kg do carro a mais de 200 km/h

Entre as outras motorizações disponíveis destacamos o 3,8 V8 injetado que rendia 218 CV, o 4.2, o 5.0 com 240 CV e 5.6 com 279 CV ou 300 CV. Havia também motores a diesel. A transmissão automática de 4 marchas era inovadora na época, alem da versão mecânica de 4 ou 5 marchas.

Nos itens de segurança e conforto, o W 126 oferecia avançados equipamentos de série e opcionais para a época, tais como: ABS desde o início da produção, air bags, cintos de segurança com pré-tensionadores e regulagem de altura e freios a disco traseiros, piloto automático de velocidade, teto solar elétrico, suspensão hidro-pneumática, bancos com acionamento elétrico, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, lavador e limpador de farol, bloqueio centralizado das portas e até computador de bordo. Ao todo foram produzidas 847 mil unidades até 1992.

Este exemplar que fotografamos é a versão 280SE 1981, equipado com motor 6 cilindros em linha, 2.8 de 185 CV. O carro foi importado em outubro de 1981 pela Embaixada da Argentina. O veículo está com apenas 41 mil km, possui todos os aspectos dignos de um carro original e de coleção.

Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
.