Ford Mustang Conversível 1965

.
.
Não é uma Ferrari, mas seu escudo também é representado por um cavalo. Trata-se do Ford Mustang, um clássico do setor automotivo, projetado e criado por Lee Laccoca. A apresentação do carro ao público aconteceu no dia 17 de abril de 1964 durante o Salão de Nova York.Como prova de sucesso, logo no lançamento o Mustang vendeu 22 mil exemplares. No primeiro ano 418 mil unidades foram vendidas e em 1966, apenas dois anos depois da entrada no mercado, o Mustang atingiu a incrível marca de 1 milhão de veículos vendidos.

Existem duas versões sobre o aparecimento do nome “Mustang”. A primeira é que o nome vem de uma raça de cavalo americano e a outra que mostra o nome como inspiração no caça P-51 Mustang, utilizado na Segunda Guerra Mundial pelos Estados Unidos. Os primeiros modelos fabricados foram os 1964 1/2, que possuíam três tipos de motorização: o V6 170 com 101 cavalos de potência, o V8 260 com 164 cavalos; e o V8 289 com 210 cavalos. Este exemplar da matéria torna-se ainda mais especial por ser conversível. A capota já possuía acionamento elétrico e em poucos segundos o condutor poderia retrair ou fechar a capota.

Em pouco mais de 45 anos, o Mustang sofreu diversas alterações, com a criação de mais versões limitadas do que de produção em série. O último modelo lançado foi o Mustang 2010, equipado com motor V8 que atinge 325 cavalos de potência.Com tanta qualidade, eficiência e potência, a história de sucesso do Mustang não poderia ser diferente. Dos Estados Unidos para o mundo, o carro ganhou cada vez mais adeptos e admiradores.
.
Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
.

Fotos: Fernando A. De Gennaro