Mercedes-Benz 280 SL 1970 (Pagoda)

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Na década de 60, a Mercedes-Benz queria projetar um novo modelo, para substituir o lendário esportivo 300 SL, mais conhecido como “Asa de Gaivota”.

Em março de 1963, a marca alemã apresentava no Salão do Automóvel de Genebra, o Mercedes-Benz 230 SL. Um esportivo de linhas retas e com design moderno, que tinha como diferencial o teto rígido que podia ser removido, se transformando em um legitimo conversível. Outra opção seria usar a capota manual de lona.

Em 1967, a Mercedes-Benz lança a versão 250 SL com 150 CV, que possuía 2 kgfm há mais, que a versão anterior, totalizando em 22 kgfm. Está versão ficou por pouco tempo no mercado e logo foi substituída pela 280 SL que tinha um novo propulsor.

A versão 280 SL chegava ao mercado, com um novo motor de 2.8 litros, seis cilindros em linha com injeção eletrônica direta, que rendia 170 CV e 24, kgfm. Havia três opções de câmbio, começando pelo manual de 4 ou 5 marchas e o automático de 3 marchas.

Um item que não podemos deixar de comentar sobre á 230, 250 e 280 é o apelido “Pagoda” que esses modelos receberam na época. A justificativa deste nome está no teto rígido que possui um pequeno afundamento na parte central e este detalhe é semelhante aos telhados das construções chinesas que se chamam Pagodes.

Um abraço, Fernando A. De Gennaro.

Fotos: Fernando A. De Gennaro