Puma GTE 1974

..
Sem dúvida o Puma hoje se tornou um veículo mais que especial para milhares de admiradores e colecionadores de automóveis.
Um dos maiores sucesso da marca nasceu em 1970, onde é iniciada a produção da linha GTE, e 1971 GTE Spyder, que é a versão conversível do GTE.

Dentre todos os veículos esportivos nacionais criados, em minha opinião, o Puma GTE que nos representa nesta matéria foi o de maior sucesso e continua sendo, com um grande prestigio entre os admiradores. Ao todo foram produzidas 8.705 unidades do GTE.

Os modelos desta saga eram equipados com motorização VW 1600 Boxer, onde trouxe certo glamour ao esportivo por conta do desempenho. O cambio era manual 4 velocidades emprestado da linha VW.

Pesando apenas 700 KG a relação peso X potencia era o ponto chave, juntamente com a carroceria em fibra de vidro, que proporcionava leveza e resistência ao esportivo.

Outro fato que agradava os entusiastas da época era o design, onde a agressividade e aerodinâmica com a ótima dirigibilidade, proporcionada com o chassi bem trabalhado.

Ambos os modelos citados, passaram a ser exportados para países da Europa e das Américas, e fabricado sob licença na África do Sul, devido ao enorme sucesso no mercado nacional.

Este Puma GTE 1974 da matéria, pertence a Felipe Nicoliello que é presidente do Puma Clube, com sede em São Paulo. Ele é o segundo dono, e possui este exemplar cerca de 6 anos e durante a restauração preservou o exemplar em todos os detalhes originais, deste a pintura até o acabamento interno.

Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
.

Fotos: Fernando A. De Gennaro