VW Santana CLi 1994

.
.
Lançado em 1984, o VW Santana ganhou uma severa reestilização apenas em 1991, quando o sedã recebeu formas arredondadas que foram inspiradas no VW Passat alemão. Ele ficou também 4,5 centímetros maior e 1,5 centímetro mais alto. Outra novidade era a nova abertura do porta-malas, que chegava até o pára-choque.
.
Atualmente é muito raro encontrarmos um VW Santana em bom estado de conservação, como este exemplar da matéria, ano 1994, versão CLi, que pertence ao mesmo proprietário desde 0KM e hoje está com pouco mais de 29 mil kms originais.

Este VW Santana está com um alto índice de originalidade e por onde passa chama à atenção. Isto, porque durante a nossa sessão de fotos, diversas pessoas que passavam pela rua, nos abordavam para perguntar e matar a curiosidade sobre este impecável sedã.
.
O CLi era vendido como a versão de entrada no VW Santana, pois o veículo vinha equipado apenas com direção hidráulica, mas o cliente tinha opções de acrescentar outros itens que privilegiassem o seu conforto e comodidade, como o radio Volksline da marca FIC.

A mecânica sempre foi um dos pontos fortes em toda a linha VW Santana. Esta versão CLi, vinha equipada com motor AP 1.8L de 93 CV e câmbio manual de 5 velocidades, com uma agradável relação e troca das marchas. Todo este conjunto mecânico é muito eficiente, duradouro e possui um baixo custo de manutenção.

Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
Agradecimento: Santana Fahrer Club
.

Fotos: Fernando A. De Gennaro