Ford Escort XR3 1995

.
.
Lançado em 17 de Janeiro de 1968, o Escort, primeiro veículo mundial da Ford, chega ao mercado Inglês e Alemão numa união de esforços para lançamento do projeto.
d
A primeira geração, Mark I, durou até 1975 quando foi substituída pela segunda geração, Mark II, e em Maio deste ano se torna o veículo mais vendido da Europa. Seu sucessor, o Mark III, marca o lançamento do Escort no Brasil, em Agosto de 1983.
d
A linha do Escort cresceu ao longo dos anos, passando a contar com versões mais completas e luxuosas, como a Ghia (nome do Estúdio de Design Italiano que realizou diversos projetos para a montadora), equipada com controles elétricos dos vidros dianteiros e travas, vidros tratados com efeito dourado, limpador de pára-brisa com intervalo ajustável, relógio digital, luzes de advertência para desgaste das pastilhas de freio entre outros tipos de acessórios.
s
O Ford Escort 2.0i XR3 de 1995 (veículo das fotos) é uma versão totalmente distinta dos outros modelos. Ele é equipado com motor AP 2.0i à gasolina (injeção Bosch LE-Jetronic), que gera 115 cavalos de potência e 17,3 mkgf de torque. Esse sistema de injeção foi utilizado neste modelo Mark V desde seu lançamento até Maio de 1994, quando passou a ser equipado com o sistema de injeção digital FIC EEC-IV. Com este sistema de injeção, o motor gerava 122cv e 19,8 mkgf de torque na versão a álcool (esta motorização equipa o Escort das fotos). Mesmo com a mudança da injeção, o motor a gasolina manteve os números de potência e torque.
s
Outros itens exclusivos do XR3 eram os faróis principais de dupla parábola, faróis de neblina incorporados aos pára-choques dianteiros, freios a disco nas quatro rodas, bancos Recaro (opcionais) com ajustes de altura e lombar no banco do motorista, teto solar, sistema de som com CD Player, equalizador gráfico e módulo de potência (opcionais) com iluminação em verde, acompanhando a iluminação do painel de instrumentos e aerofólio traseiro.
s
A suspensão também foi totalmente reprojetada nesta versão para garantir estabilidade ao veículo, passando a adotar eixo de torção na traseira e McPherson na dianteira.
s
O exemplar das fotos é um Ford Escort 2.0i XR3 1.995 na cor Azul Europa, top de linha, propriedade de Farlei Souza já há oito anos, sendo o segundo dono do veículo.
s
Este veículo mantém todas as suas características originais de fábrica, com exceção apenas do CD Player original (substituído por um modelo MP3), e a grade inferior do pára-choque dianteiro pintada em prata (originalmente na cor preta).
s
Atualmente com 176.000 km rodados originais, o veículo sempre foi muito bem cuidado em todos os aspectos estéticos e mecânicos, e hoje é um dos muitos modelos que representam o Escort Clube (http://www.escortclube.com.br/) em encontros regionais e nacionais organizados pelos seus mais de 5.000 membros e administradores.
s
Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
d