VW Gol GTI 1990

Algum tempo atrás você leitor da De Gennaro Motors Matérias, pode acompanhar uma matéria que realizamos com um VW Gol GT 1984.

Está semana você irá relembrar um pouco mais da família GOL, com este GTI 1990. Lançado em meados de 1989, a VW apresentava uma versão do Gol que faria história no mercado brasileiro, o GTI.

Foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. A Injeção Eletrônica foi introduzida no motor 2.0 AP que o Santana havia recebido em maio. Esta injeção da Bosch LE-Jetronic com ignição mapeada EZ-K permitia respostas suaves, eliminava o afogador e resultava em generosos 120 cv, com torque máximo de 17,5 mkgf. O câmbio manual de 5 marchas de engate preciso e rápido, colabora para com o ótimo desempenho.

Este motor 2.0 AP foi utilizado até 2005 no VW Santana, por se tratar de uma motor fácil e de baixa manutenção marcou muito na história da VW no Brasil.

A sensação de dirigibilidade é sensacional, com uma resposta rápida ao acelerador que impressiona a todos. Na dianteira ele utiliza freios a disco ventilado.

O VW Gol GTI este exemplar da matéria encontra-se em todos seus detalhes originais de fábrica, na cor azul Mônaco chama muito atenção, o jogo de pára-choques, molduras laterais em prata, lanternas traseiras fumê, rodas aro 14” cromadas, e novo aerofólio mostram todo sua esportividade.

No interior os bancos RECARO chamam a atenção e proporcionam mais dinâmica no veículo. Sobre o painel o volante também ajuda na dirigibilidade, com uma boa empunhadura. Já o grafismo e posição dos instrumentos a VW utilizou o mesmo Santana.

Um abraço, Equipe De Gennaro Motors.
Agradecimento: VW GT´S Club - golgts@yahoogrupos.com.br
d