Fiat Marea ELX 2.4 20V 2003

.
.
Apresentado em 1998 sendo modelo 1999, as primeiras unidades do Fiat Marea Sedan e Weekend, foram importadas diretamente da Itália. Inicialmente no Brasil, o Marea foi vendido com motor 2.0 Fivetech de 5 cilindros e 20 válvulas com 127 CV ou 142 CV, dependendo da versão. Havia também a opção da versão Turbo, que era equipada com motor 2.0 Turbo de 182 CV.

No inicio de 2001, a Fiat inseriu na linha Marea o novo motor 2.4 Fivetech de 5 cilindros e 20 válvulas de 160 CV, o mesmo do Lancia Thesis vendido na Itália. O ponto forte deste motor está no torque em baixas rotações, graças ao sistema de admissão variável e o acelerador eletrônico. Em 2002, o Fiat Marea recebeu sua primeira atualização estética, com mudanças na grade frontal e principalmente na traseira, que ganhou um novo desenho, sendo as mesmas lanternas do Lancia Lybra.

O Fiat Marea, sempre teve uma boa avaliação diante aos seus proprietários, em razão de sua performance e conforto. Outro item que não podemos esquecer, era a tecnológica empregada no veículo, como o sistema de coletor de admissão variável, comandos de válvulas variáveis, injeção seqüencial, air bags progressivos e outros itens que colocaram o Fiat Marea na história dos carros mais tecnológicos e avançados produzidos no Brasil.

Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
.
Fotos: Fernando A. De Gennaro