Alfa Romeo Ti 1980

.
.
O Alfa Romeo 2300 chegou ao mercado brasileiro em 1974 e a idéia principal da marca italiana aqui no Brasil era de unir o luxo à esportividade.
f
O 2300 possuía motor 4 cilindros de excelente performance, sendo de 1 carburador de corpo duplo até 1976, passando a dois carburadores de corpo duplo a partir de 1977 no modelo Ti. O câmbio era manual de 5 marchas em ambas as configurações. Os freios eram a disco nas 4 rodas.
f
Levando em conta o conforto, o Alfa Romeo 2300 era campeão. Com suspensão independente nas quatro rodas, o rodar do veículo era muito macio. No interior o veículo contava com bancos em veludo ou em couro, como o exemplar desta matéria. Além disso o ar condicionado era de série e o vidro traseiro ainda trazia uma cortina que protegia o ocupante do banco de trás da incidência do sol.
f
O espaço interno do veículo também era o seu grande diferencial em relação aos seus concorrentes. Atrás um adulto entra tranquilamente, mesmo com o banco dianteiro todo recuado.
f
No exterior o 2300 tinha o estilo típico dos sedans de luxo da época, com acabamentos cromados como frisos e maçanetas, além da glamorosa grade que identifica até hoje os Alfa Romeos.
f
Uma das características especiais do Alfa 2300 era o sistema de distribuição que possuía 2 válvulas por cilindro, sendo que as válvulas no cabeçote são em V em um ângulo de 45º e com acionamento por corrente com esticador mecânico.
d
Possuía tanque com capacidade de 100 litros. Consumia em 5ª marcha a constantes 80 km/h, 9,5 km/l, o que lhe dava uma autonomia de quase 1000 km por tanque de combustível.
f
Seu desempenho era fenomenal na época, era comparado com carros de cilindradas maiores como Chevrolet Opala 6cc, Ford Galaxie/Landau V8 e Dodges V8, mesmo assim levava alguma vantagem frente a estes concorrentes de peso.
s
Seguem os dados conforme fabricante:
f
0- 80 Km/h -------------- 6,9s
0-100 Km/h --------------10,7s0
500m ------------------20,4s0-
1000m ------------------32,8s
Velocidade Máxima – 175Km/h
f
Este exemplar que fotografamos se encontra em todos os aspectos originais. Seu proprietário, Danilo Pessolato, é um aficionado pela marca e um dos membros do Grupo Alfa Romeo BR (http://www.alfaromeobr.com.br/), onde proprietários e amantes do “Cuore Sportivo” trocam idéias, dicas de manutenção, entre diversos outros assuntos.
d
Danilo participa do grupo desde sua fundação em 2002, ano em que foi idealizado pelo grande amigo Renato Cunha. Proprietário do veículo desde setembro de 2005. Seu grande diferencial é a cor Azul Enseada Metálico, pois na época poucos 2300 foram produzidos neste tom, por sinal muito bonito!
f
O Alfa Romeo 2300 Ti4 desta edição é ano/modelo 1980, primeiro ano do modelo Ti4, que desde 1977 possuía a sigla Ti (Turismo Internacional). Foi o primeiro ano onde o Alfa Romeo 2300 teve direção hidráulica progressiva de série, os parachoques e as molduras das portas na cor preta.
s
Também em 1980 fora lançada a versão SL (substituta do modelo B), que seria a versão básica do modelo.fO modelo tem as seguintes características técnicas:fMotor, longitudinal, 4 cilindros em linha, com cilindrada total de 2.310 cm3, com razão de compressão 7,6:1, potência máxima de 149 cv a 5500 rpm e torque de 24 Kgmf a 3400 rpm.
f
Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
.