Ford Thunderbird 1956

.
.
Um veículo elegante, simpático e atraente. Assim podemos classificar o Ford Thunderbird da década de 50.

Lançado em outubro de 1954, saindo como modelo 1955, a Ford denominou o Thunderbird como “um carro pessoal de alto desempenho” e não como um puro esportivo. O foco principal da Ford em cima do Thunderbird era unir o conforto com a estética do veículo.

O Ford Thunderbird possui duas opções de capota, sendo a rígida feita em fibra de vidro e a de lona, que fica guardada atrás do banco. A outra opção que o proprietário tem, seria deixar o veículo no estilo roadster, sem a utilização de ambas as capotas.

Em 1956 o Thunderbird chegava com algumas novidades que mais tarde foi muito valorizada por colecionadores. As maiores mudanças estavam no novo teto rígido, sendo opcional o vidro na lateral da capota em conjunto com o kit continental que se tratava da instalação do estepe sobressalente, apoiado no pára-choque traseiro oferecendo elegância e charme ao veículo. As portas também receberam uma novidade, o quebra-vento não possuía mais a moldura, facilitando asim a utilização.

Mesmo com o enorme sucesso de vendas do Thunderbird, a Ford sabia que não poderia parar de evoluir e logo tratou de oferecer outras opções de motorização, sendo todos V8. O básico de 292 tinha 202 CV, o opcional de 312 que rendia 215 CV com câmbio manual e 225 CV com o automático Ford-o-Matic.
.
Vale lembrar que o nome Thunderbird continua fazendo sucesso nos EUA. Após passar por diversas modificações, a Ford continua produzindo o Thunderbird, porém todo renovado e acompanhando a tendência do mercado automotivo atual.

Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
.

Fotos: Fernando A. De Gennaro