Chevrolet Camaro - 3º geração

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Em 1982 a Chevrolet apresentava a terceira geração do Camaro e foi umas das maiores modificações estéticas que o esportivo recebeu. O design moderno com linhas mais retas e que muitos entusiastas na época consideraram este design futurista.

A conceituada revista automotiva americana “Motor Trend” elegeu o Camaro como "Carro do Ano de 1982", além disso, o esportivo foi escolhido pela terceira vez para ser o Pace Car Oficial das 500 Milhas de Indianápolis da Fórmula Indy.

Pela primeira vez, o Chevrolet Camaro tinha como opção a motorização 4 cilindros, e está versão recebeu o nome de Sport Coupé. Outro fato que não podemos esquecer, era o retorno dos potentes motores V8 em conjunto com os novos câmbios de 5 velocidades manual e de 4 velocidades automático.

A Chevrolet criou uma série especial do Camaro em 1985, denominada IROC-Z (International Race Of Champions). Está série era baseada na versão, Z28 na qual recebeu um pacote especial de acessórios estéticos e mecânico, tornando-se um dos modelos preferidos entre os da terceira geração.

Os exemplares que fotografamos foram restaurados e preparados pela Z28club. Ambos são á versão Z28 (legitima) e passaram por algumas modificações em relação à motorização. Confira abaixo as informações dos veículos.

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Z28 LB9 Targa: Mecânica 5.0 V8 Injeção TPI (multiponto), equipado com transmissão automatica de 4 velocidades Hugges, Compressor centrífugo PAXTON, Coletor de escapamento dimensionado Hooker sem catalisador, Sistema de ignição completo com modulo, cabos, distribuidor e retardador de ponto da MSD e Chip Hypertech. Com essas e outras alterações, a potência subiu de 205 CV para 330 CV.

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Z28 B2L Coupe: Mecânica 5.7 V8 Injeção TPI (multiponto), equipado com transmissão automática de 4 velocidades retrabalhada, Sistema de Oxido Nitroso (NOS) Powershot gerando 150 CV, Cabeçotes Edelbrock Performer RPM com valvular de maior diâmetro, comando roletado ZZ9 da TPiS, coletor de admissão superdimensionado, coletores de escapamento dimensionados Hooker com sistema de escape inox com curvas prontas, tudo em 3". A potência subiu de 245 para 360 CV + 150 CV de NOS = 510 CV.

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Z28 B2L Coupe: Mecânica 5.7 V8 Injeção TPI (multiponto), equipado com transmissão automática de 4 velocidades, toda retrabalhada para 700 CV e controle eletrônico da TCI, Sistema de Oxido Nitroso (NOS) Cheater gerando 250 CV, Sistema de ignição MSD, Bielas Scat, Comando "LT4 HotCam", é um upgrade original da GM para os motores LT4, que saiu em uma edição limitada a 100 unidades do Camaro em 1997 (versão comemorativa de 35º aniversário, conhecido como HERITAGE, Pistões Wiseco forjados em aço trabalhados com válvula de maior diâmetro, Sistema de admissão super-dimensionado com coletores de escapamento dimensionados hooker com escape integral em inox de 3" com curvas prontas, Suspensão poligrafite com amortecedores Bilstei e molas Ebaich calçada com rodas exclusivas aro 19” com pneus Toyo 285/35 e Freios RG Brakes com disco de 15 polegadas na dianteira com pinças do Chevrolet Corvette C5. A potência subiu de 245 CV para 330 CV + 245 CV de NOS, totalizando 580 CV de pura emoção.

Sobre a Z28club:

Formada por um grupo de amigos apaixonados e possuidores de Camaros há mais de 15 anos, por questão de decepções e prejuízos obtidos com prestações de serviços por terceiros, nos fez alugar um galpão onde nós realizamos os serviços em nossos carros. Com o passar do tempo outros amigos e pessoas que nem conheciam a Z28club, nos solicitaram para trabalhar nos carros deles. Assim nasceu nosso negócio, espontâneo e naturalmente.
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Por isso a palavra "club" no nome, pois além de uma oficina de restauração, manutenção e preparação de Camaros & Cia, somos uma "comunidade" de entusiastas pelo nosso querido Pony-Car e organizamos passeios, trocamos informações dentre outros serviços. Além de comprar nós vendemos, consertamos, preparamos, restauramos, pintamos, transformamos, enfim, qualquer assunto relacionado à Camaros & Cia é a praia do Z28club, explica Márcio De Maria, diretor de marketing da empresa.

Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
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