Jeep Militar

O Jeep é considerado, até hoje, um dos veículos mais versáteis para a utilização militar e civil.
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É uma viatura necessária e indispensável para qualquer especialidade militar.Serve tanto para transporte de pessoas, como também para o transporte de cargas, armamentos, aparelhagem de rádio, aparelhagem de telefone e muitas outras utilidades. Este exemplar que fotografamos é um Jeep 1942, modelo GPW, fabricado pela Ford.
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Conheça um pouco mais sobre este veículo no texto abaixo:
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O primeiro Jeep desta espécie nasceu na década de 40, pois o Exército Norte Americano precisava de uma viatura que fosse bem leve, com tração nas 4 rodas e com capacidade para 1/4 de toneladas. O MK II foi o primeiro Jeep, apresentado naquela época, que definiu a idéia e o estilo, que conhecemos até hoje.
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Era produzido pela Bantam e, mais adiante, por falta de verba da Bantam, o modelo foi aperfeiçoado e lançado pela Ford com o nome de GP ou Pygmy e pela Willys, com o nome de Quad.
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O Jeep da Willys foi o preferido, por contar com um motor de melhor performance e bem superior aos outro concorrentes.O MA (Model “A”) era o nome deste novo modelo. A Willys procurou melhorar ainda mais, criando um novo modelo, o MB (Model “B”), que se tornou um protótipo para os Jeeps construídos no mundo inteiro.
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A grade original do Jeep era construída de ferro no formato de uma grelha, mais a Ford criou uma grade mais fácil de ser elaborada. A velha grelha foi substituída por uma nova grade, feita em chapa de aço prensada. Esta grade começou a ser usada no novo MB e GPW, em 1942 (modelo que fotografamos), tornando-se marca registrada do Jeep.
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Os Jeeps MBs e os GPWs de 1942, não tinham porta-luvas, as rodas eram sólidas, volante em baquelite preto e prendedor da capota com grampos. Para uma produção em larga escala foi necessária uma padronização das marcas, a partir de 1943.Um item interessante e que não poderíamos deixar de comentar é que no MB e GPW os faróis eram escamoteáveis, podiam virar para o interior do motor e prover luz ao trabalhar à noite no mesmo.
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A produção do MB e do GPW foi até dezembro de 45, com pequenas diferenças ao longo do período em que foram fabricados. Cerca de 640 mil Jeeps foram produzidos no período da Segunda Guerra. Muitos chegaram na época aqui no Brasil, mas muitos outros foram comprados usados do Exército Norte Americano nos anos seguintes.
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Curiosidade:
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Os Jeeps da Ford tinham um "F" em cada parafuso da lataria e das suas peças para diferenciar dos Jeeps da Willys.Nada mais garantido que marcar cada parafuso ou peça fabricada pela Ford para diferenciá-las da Willys. Isso inclusive gerou o surgimento de peças "piratas", falsamente marcadas com um "F" para serem trocadas por uma peça nova Ford original.
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Muitas peças tinham suas marcas "F" ocultas pela tinta. Por isso, eram detalhadamente catalogadas para evitar falsificações, sendo apenas reconhecidas por especialistas. Nos dias de hoje, essas peças são um dado de originalidade importante nos Jeeps Ford da época da Segunda Guerra Mundial.
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Um abraço, Equipe De Gennaro Motors.
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