Chrysler Le Baron 1979

.
.
Lançado em novembro de 1978 (como modelo 1979), essa versão veio para ser um dos top da linha Chrysler / Dodge, juntamente com o Magnum e o Charger.
d
A frente de quatro faróis redondos com acabamento em fibra de vidro, assim como a traseira, sendo exclusiva para essas três versões.
d
O teto de vinil inteiriço era de série, com as cores sempre acompanhando o padrão do interior (preto, azul ou bege), assim como a direção hidráulica, as calotas integrais em aço inox importadas dos Estados Unidos, os vidros verdes, bancos altos individuais reclináveis e toca-fitas com antena elétrica.
d
A Chrysler definia o LeBaron como um carro nobre, preço alto e luxo em cada detalhe do veículo, pois ele chegava para concorrer com um dos veículos mais caros da Ford, o Landau.
d
O LeBaron possui as mesmas linhas do Dart, a renovação do aspecto geral foi feita sem encarecer o ferramental, porque as parte frontal e traseira foram apenas modificadas.
d
A mecânica do LeBaron tinha como destaque o motor V8 de 208 cavalos de potência, cuja a taxa de compressão era de 7,5:1 o que permitia usar gasolina comum.
d
Entre os principais opcionais estavam à transmissão automática de três marchas com bloqueador de conversor de torque lock-up. A outra opção de câmbio era o manual também de três marchas na coluna.
d
“As trocas das marchas e o ronco são suaves e combinam com o estilo do veículo, que é muito macio e confortável de andar”.
d
Um item diferente no veículo que a Chrysler havia desenvolvido era o novo sistema de ignição, Breakerless (sem o platinado), que garantia a longa permanência das condições ideais de funcionamento de todo o sistema e conseqüentemente maior economia de combustível.
d
A Chrysler fabricou o LebBaron entre os anos 1979 há 1981, onde se estima que mais de 1.000 unidades foram vendidas. Este exemplar que fotografamos é um LeBaron de 1981, um dos últimos modelos, na cor Verde Turmalina Metálico, mesma cor que a VW usava em seus veículos neste ano.
d
Agradecemos o Sr. João Carlos Donato Junior, por ter cedido o Chrysler LeBaron para seção de fotos.
d
Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
d