Mercedes-Benz 500 SL 1982

.
.
Considerado um dos esportivos mais conceituados da Mercedes-Benz a versão 500 SL era a união perfeita da esportividade com o luxo. Moderno e bastante luxuoso para a sua época, este conversível já contava com diversos equipamentos em seu lançamento.
d
O design único era o mais marcante neste veículo. Na frente os faróis quadrados junto com os limpadores ópticos esbanjavam o charme. Outro item inconfundível é a grande estrela da marca na grade, bem em frente ao radiador, marca registrada dos esportivos da marca, que não levam a estrela sobre o capô dianteiro.
d
A história da Mercedes no segmento de automóveis conversíveis começou em 1954 com o lendário Asa de Gaivota, cujo nome de batismo era 300 SL. O 500 SL 1982 faz parte da terceira geração, a que ficou mais tempo em produção, entre 1971 e 1989
d
Por fora ela aparenta ser um veículo bem discreto e delicado, mas seu motor 5.0 V8 com 240 cavalos de potencia e injeção mecânica faz uma enorme diferença quando o motorista pisa fundo no acelerador, chegando aos 225 km/h. O câmbio é um automático de 4 marchas. O 500 SL também vinha de série com freios ABS, piloto automático e vidros elétricos.
d
Outros itens de conforto eram oferecidos tais como, retrovisores com acionamento elétrico, aquecimento dos bancos e desde 1980 já oferecia o Air-Bag como opcional.
d
Para a capota, há duas opções de cobertura: de lona ou a rígida.
d
A capota rígida é removível e deve ser guardada fora do veículo. São necessárias duas pessoas para colocá-la ou removê-la.
d
Apesar de pesada sua colocação é uma tarefa relativamente simples, possuindo cinco pontos de fixação em suas extremidades. Já a capota de lona fica recolhida e um compartimento fechado atrás do banco (próximo ao porta malas) e para instalá-la, basta levantar a proteção (tampão de acabamento) e fixá-la nos lugares determinados.
d
Seu interior bem sofisticado possui requintes únicos como moldura de acabamento em madeira no painel central, bancos em couro, ar condicionado e rádio toca fita original Becker México.
d
Ao todo foram fabricadas 11.817 unidades do Mercedes-Benz 500 SL, os quais foram distribuídos nos cinco continentes, tornando assim o veículo um raro exemplar.
d
Este SL 500 que fotografamos possui todas as suas características originais, com exceção das rodas e do spoiler dianteiro que são originais nas 500 SL fabricadas de 1986 a 1989.
d
Um abraço, Fernando A. De Gennaro.