VW Karmann Ghia TC 1973

.
.
Lançado em 30 de agosto de 1970 no Salão do Automóvel de São Paulo, o novo VW Karmann Ghia TC, marcava uma nova era no mercado de veículos esportivos no Brasil. Mesmo mantendo diversos vínculos estéticos do seu antecessor, o TC basicamente era um novo carro, destinado a outro tipo de mercado, pois era mais caro.

A Karmann juntamente com o estúdio Ghia, foram os idealizadores do projeto, porém todo o desenvolimento do esportivo, ocorreu no Brasil sob a supervisão da matriz VW na Alemanha. O italiano, Giorgetto Giugiaro, foi o responsável pelo design. Ele se inspirou nas linhas do Porsche 911, principalmente nos detalhes da dianteira e conjunto optico traseiro do esportivo.

Vendido em uma única versão, o VW TC era equipado com motor 1.600cc de 65 CV, refrigerado a AR, com dupla carburação de corpo simples, que viria a ser utilizado também na linha VW Variant / TL / Brasília e Zé do Caixão. O câmbio manual de 4 velocidades, era o mesmo que boa parte dos veículos VW com motor AR utilizavam naquela época.

Com a adoção de freios a disco nas rodas dianteiras e um baixo centro de gravidade contribuíam também para que o VW TC continuasse com o apelo esportivo que a montadora queria no modelo.

Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
.

Fotos: Fernando A. De Gennaro