VW Passat TS 1981

.
.
Até o final da década de 60, a Volkswagen só produzia na Europa veículos com motorização refrigerada a ar. Eram o VW Sedan, Kombi, o 1600 (similar a nosso quatro-portas "Zé do Caixão", só que com duas portas e três volumes, o Karmann-Ghia e o 412 E, um TL mais moderno com quatro portas.
d
O nome Passat veio de um vento que sopra na Europa. A VW utilizou vários outros nomes de ventos em produtos posteriores, como Santana, Scirocco e Bora. E foi este vento que trouxe novos ares e "águas" para o Grupo Volkswagen em todo o mundo.
s
Em setembro de 1974 o Passat era lançado no Brasil como o mais moderno carro nacional. Disponível com duas portas e dois tipos de acabamento L e LS. Sua carroceria era 12 cm mais longa que a do Fusca, mas oferecia espaço interno muito superior. Muitos logo notaram os bancos dianteiros mais baixos do que o normal, feitos para alemães de 1,90 m, que em pouco tempo foram levantados pela fábrica para ficarem adequados à estatura média dos brasileiros.
d
Em meados de 1979 vinha à primeira reestilização. O Passat tinha agora faróis retangulares, seguindo o estilo europeu e brasileiro, grade preta com friso cromado horizontal e luzes de direção nas extremidades, na cor âmbar. O interior também recebeu algumas modificações, como as posições dos instrumentos no painel, novo volante, com uma forração mais grossa, assim a empunhadura do volante ficava mais firme.
d
A motorização continuava a mesma, 1.6 álcool (Gasolina). O motor movido a álcool somente equipou o Passat a partir de 1980/81), refrigerado a água e com câmbio de 4 marchas.
d
A versão TS (exemplar desta matéria) se diferencia das outras pelos seguintes aspectos:
d
Havia uma pequena faixa preta sob os vidros laterais e o logotipo da versão no pára-lama dianteiro, acima do novo friso de borracha que percorria toda a lateral. Os pára-choques, em toda linha, ganhavam extensões laterais (ponteiras) em plástico, que iam até a caixa de rodas e novas lanternas traseiras
d
Curiosidade:
d
Este exemplar que fotografamos é um dos primeiros modelos com motor 1.5 álcool assim deixando o carro raro, pois muitos acreditam que todos os modelos de Passat TS foram equipados com motor 1.6.
d
Um abraço, Fernando A. De Gennaro.
d
Texto: Best Cars - Adaptações: Fernando A. De Gennaro